Página Inicial
Bem-vindo
19 de abril de 2024
04h10min
Buscar por
Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Crianças do Rio Grande Escrevendo Histórias - Volume XVI

 

 


Desenho da Capa:
Keli dos Santos
Aluna da Educação Especial (DM) - 14 anos
Título: As Bailarinas são como Borboletas
E.E.E.B. Professora Cléia Salete Dalberto
Município: Tenente Portela - 21ª CRE

Dados de Catalogação do Livro

028.5 / R585c Rio Grande do Sul. Secretaria de Estado da Educação. Departamento Pedagógico. Divisão de Gestão da Aprendizagem. Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares.

Crianças do Rio Grande Escrevendo Histórias. Porto Alegre: CORAG 2008.

93 p. : il. color. ; v. 16.

Contém a produção textual e ilustrações dos alunos da Educação Infantil à oitava série do Ensino Fundamental, incluindo estudantes da Educação Especial.

1. Literatura infanto-juvenil. 2. Literatura Infantil. I. Título

 

GOVERNADORA DO ESTADO
YEDA CRUSIUS

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO
MARIZA ABREU

DIRETORA PEDAGÓGICA
SONIA BALZANO

DIVISÃO DE GESTÃO DA APRENDIZAGEM
SANDRA MARIZ NEGRINI - COORDENADORA

SISTEMA ESTADUAL DE BIBLIOTECAS ESCOLARES
MARIA DO CARMO MIZETTI - COORDENADORA

COMISSÃO DE SELEÇÃO DOS TRABALHOS:
JOSÉ LUÍS RODRIGUES SOARES - SEBE/DP
ALEXANDRA CORSO - SEBE/DP
DELMAR SOARES VEIGA - SEBE/DP
LUÍS CLÁUDIO ESTIGARRÍBIA FLORES - SEBE/DP
YARA DE ALMEIDA CASTILLO - DGE/DP
DENIZE FURTADO - NAA/DP
MARIA SALETE CONTE - EDUCAÇÃO ESPECIAL
MARIA APARECIDA OLIVEIRA FERRAZZO - GAB/DEPLAN
ROSÂNGELA GOMES GUIMARÃES - DEFE/DP
CLEUZA FOFONKA - CD/DG
MARIA INÊS BECKER - DRRH/DRH
VERA SALLES RIBEIRO - PROJETOS ESPECIAIS/DP
HILDA LIANA DIEHL - PROJETOS ESPECIAIS/DP
VÂNIA RHODEN - CATE/DP
TÂNIA ROSA RAZIA ROCHA - EJA/DP
CLEUSA SOARES VEIGA - DGA/DP

CAPA:

Desenho da Capa:
Keli dos Santos
Aluna da Educação Especial (DM) - 14 anos
Título: As Bailarinas são como Borboletas
E.E.E.B. Professora Cléia Salete Dalberto
Município: Tenente Portela - 21ª CRE

ORGANIZAÇÃO:
Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares - SEBE/DP

DIGITAÇÃO:
José Luís Rodrigues Soares - SEBE/DP
Delmar Soares Veiga - SEBE/DP

REVISÃO:
Delmar Soares Veiga - SEBE/DP
José Luís Rodrigues Soares - SEBE/DP

Topo

Apresentação

É tempo de Feira do Livro. Na praça e no cais do porto, circulam pessoas de todas as idades, participando da festa do livro. E, mais uma vez, alunos do ensino fundamental, educação infantil e educação especial, representando as escolas estaduais das trinta Coordenadorias Regionais de Educação, lançam na Feira do Livro de Porto Alegre, a publicação "Crianças do Rio Grande Escrevendo Histórias."

A Secretaria da Educação cumprimenta as escolas, os gestores e os professores dos alunos cujos trabalhos compõem este livro e também de todos que participaram desta 16ª edição do referido programa. Especialmente, é importante ressaltar a decisão das escolas em valorizar o desenvolvimento cognitivo e criativo de seus alunos, priorizando a aprendizagem da leitura da escrita, o que é indicativo de boa qualidade de ensino, segundo os padrões nacionais e internacionais.

Com esse entendimento, a Secretaria da Educação propõe-se a implementar uma política de leitura no Sistema de Educação do Rio Grande do Sul, em parceria com a Câmara Rio-grandense do Livro, Biblioteca Pública do Estado, Associação Rio-grandense de Bibliotecários e tantos outros parceiros que já estão apoiando a proposta. Cabe destacar a adesão efetiva de escolas estaduais da região metropolitana ao Projeto "Professor Leitor, Formador de Leitores", promovido pelo Departamento Pedagógico, com recursos financeiros do Ministério da Educação.

Nossa meta é possibilitar a todos a ventura de ler e escrever histórias.

Mariza Abreu
SECRETÁRIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

Topo

Introdução

O Programa "Crianças do Rio Grande Escrevendo Histórias", nesta 16ª edição, recebeu 5800 trabalhos, dentre os quais uma Comissão de Especialistas na Área de Educação e Literatura selecionou 69 trabalhos entre textos e desenhos oriundos de todo o Estado.

Estimulados pelos professores, que tem como uma de suas importantes funções a formação do leitor, os alunos produzem os textos e, desta forma, desenvolvem seu processo criativo, o domínio da leitura e o juízo crítico, condições indispensáveis para a formação e o exercício da cidadania.

Estendemos nossos agradecimentos a todos que, direta ou indiretamente, contribuíram para mais essa publicação do Programa "Crianças do Rio Grande Escrevendo Histórias".

Topo

Trabalhos do Ensino Fundamental

Topo

Trabalhos da Educação Especial

Topo

Trabalhos da Educação Infantil

Topo

Capa

Desenho da Capa:
Keli dos Santos
Aluna da Educação Especial (DM) - 14 anos
Título: As Bailarinas são como Borboletas
E.E.E.B. Professora Cléia Salete Dalberto
Município: Tenente Portela - 21ª CRE

Topo