Página Inicial
Bem-vindo
25 de abril de 2024
20h05min
Buscar por
Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Crianças do Rio Grande Escrevendo Histórias

Programa Crianças do Rio Grande Escrevendo Histórias

O Programa "Crianças do Rio Grande Escrevendo Histórias" é a publicação anual de textos e produções artísticas produzidos pelos alunos de Educação Infantil e de Anos/Séries iniciais e finais do Ensino Fundamental da Rede Estadual de Ensino, incluindo a Educação Especial, as Escolas Abertas, os alunos da Fase, os Indígenas, as Classes Multisseriadas e de remanescentes de Quilombos.

Até o ano de 1999, participavam apenas alunos de 5ª a 8ª séries; em 2000, foi ampliado para os estudantes de 1ª a 4ª séries; em 2001, para pessoas com necessidades educativas especiais e, em 2003, foi incluída a leitura de mundo da Educação Infantil.

O Programa Crianças do Rio Grande Escrevendo Histórias visa estimular a auto-expressão do aluno, valorizando sua produção gráfica e textual, consolidadas pelo hábito da leitura desenvolvido na Escola.

Os trabalhos são preservados na íntegra, conservando a originalidade, a autenticidade e a criatividade dos autores. Na Educação Infantil, podem ser apresentados por meio de desenhos, em produções individuais.

As demais modalidades do Ensino Fundamental podem usar os diferentes gêneros literários, em prosa e verso, acompanhados de ilustrações criadas pelo autor, quando este achar necessário e for pertinente à temática tratada em sua obra.

Os textos e produções artísticas são selecionados pelas Escolas, Coordenadorias Regionais de Educação e Secretaria da Educação, através da Comissão Julgadora de cada segmento, que avalia os melhores trabalhos para publicação no livro.

O lançamento do livro é realizado em tarde de autógrafos na Feira do Livro, em Porto Alegre, evento anual que agrega o mercado livreiro regional, nacional e internacional.

Feira do Livro

A Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul, através do Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares, participa anualmente da Feira do Livro de Porto Alegre, organizada pela Câmara Rio-grandense do Livro. Constitui-se numa feira de livros impressos e multimeios em que editoras e livrarias regionais, nacionais e internacionais, expõem e comercializam os clássicos e as novidades do mercado.

Durante os meses que antecedem a Feira, são realizados trabalhos de motivação para os alunos e professores das Escolas Públicas visando a participação na Feira e nos eventos culturais paralelos que referendam o hábito da leitura. Esta atividade é executada por meio de palestras, hora do conto, distribuição de folders, cartazes, entre outros, visando proporcionar a participação efetiva da comunidade escolar no evento.

O Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares, da Secretaria da Educação, participa com um espaço na área infantil, onde são expostos os trabalhos originais dos alunos participantes do Programa Crianças do Rio Grande Escrevendo Histórias.

A culminância do Programa é a Tarde de Autógrafos, pelos alunos-escritores da obra lançada, um momento festivo precedido de uma cerimônia de premiação, no qual se fazem presentes autoridades, familiares e as comunidades escolares das Coordenadorias participantes.

A participação na Feira do Livro é o resultado de um trabalho sistemático e contínuo voltado para a formação do hábito de leitura, produção textual e valorização do aluno no contexto educacional.

Regulamento

Clique abaixo para ver o Regulamento do Programa Crianças do Rio Grande Escrevendo Histórias 2016:

Publicações

Abaixo seguem as capas de todas as publicações .
Clique nas capas dos livros a partir de 2001 e veja na íntegra o conteúdo de cada um deles:

Veja na íntegra o conteúdo da publicação - Volume XXIII (2015)
Volume XXIII (2015)
 
 
Veja na íntegra o conteúdo da publicação - Volume XXI (2013) Veja na íntegra o conteúdo da publicação - Volume XXII (2014)
Volume XXI (2013)
 
Volume XXII (2014)
 
Veja na íntegra o conteúdo da publicação - Volume XX (2012)
Volume XIX (2011)
 
Volume XX (2012)
 
Veja na íntegra o conteúdo da publicação - Volume XVII (2009)
Volume XVII (2009)
 
Volume XVIII (2010)
 
Veja na íntegra o conteúdo da publicação - Volume XV (2007) Veja na íntegra o conteúdo da publicação - Volume XVI (2008)
Volume XV (2007)
 
Volume XVI (2008)
 
Veja na íntegra o conteúdo da publicação - Volume XIII (2005) Veja na íntegra o conteúdo da publicação - Volume XIV (2006)
Volume XIII (2005)
 
Volume XIV (2006)
 
Veja na íntegra o conteúdo da publicação - Volume XI (2003) Veja na íntegra o conteúdo da publicação - Volume XII (2004)
Volume XI (2003)
 
Volume XII (2004)
 
Veja na íntegra o conteúdo da publicação - Volume IX (2001) Veja na íntegra o conteúdo da publicação - Volume X (2002)
Volume IX (2001)
 
Volume X (2002)
 
Volume VII (1999)
 
Volume VIII (2000)
 
Volume V (1997)
 
Volume VI (1998)
 
Volume III (1995)
 
Volume IV (1996)
 
Volume I (1993)
 
Volume II (1994)