Página Inicial > Crianças do Rio Grande Escrevendo Histórias Crianças do Rio Grande Escrevendo Histórias - Volume X
|
Produção:
|
Rio Grande do Sul. Secretaria da Educação. Departamento Pedagógico. Central de Apoio Tecnológico à Educação. Centro do Livro e Bibliotecas Escolares. Crianças do Rio Grande Escrevendo Histórias v.X / Rio Grande do Sul. Secretaria da Educação. Departamento Pedagógico. Central de Apoio Tecnológico à Educação. Centro do Livro e Bibliotecas Escolares. - Porto Alegre: 2002. v. 10 1. Literatura infanto-juvenil. 2. Literatura Infantil. I. Título |
Este ano estamos de parabéns. O Programa Crianças do Rio Grande Escrevendo Histórias completa sua décima edição. Um trabalho que envolveu alunos da Rede Estadual de Ensino. Com mais de 5.000 produções textuais e gráficas inscritas e 215 histórias selecionadas e publicadas em 10 volumes.
Até o ano de 1999 participavam apenas alunos de 5ª a 8ª série, em 2000 foi ampliado para estudantes de 1ª a 8ª série e, em 2001 para portadores de necessidades educativas especiais. A edição comemorativa, além da seleção de 2002, traz uma retrospectica dos trabalhos individuais e coletivos produzidos por crianças e jovens desde 1993. Este ano houve a ampliação da participação de diversos segmentos, como alunos de Escolas Itinerantes, Escolas Abertas, FEBEM, Indígenas, Multisseriadas e Remanescentes de Quilombos.
Os trabalhos, apresentados em prosa e poesia, nos diferentes gêneros literários, acompanhados de ilustrações criadas pelos próprios autores, traduzem a percepção infantil acerca de assuntos cotidianos observados na comunidade escolar em que estão inseridos. O Programa busca desenvolver a expressão do aluno através da produção textual, consolidada pelo hábito de leitura desenvolvido nas escolas.
A retrospectiva é uma amostragem da evolução do pensamento e dos trabalhos inscritos. A temática pouco a pouco foi sendo alterada. O ano de 2000 foi o único com temática específica: a Constituinte Escolar, em função do processo deflagrado em 1999 que traçou os Princípios e Diretrizes para a Educação Pública Estadual. Fica, assim, o registro de um tempo significativo para todos que fizeram parte do referido Programa. Anteriormente os trabalhos eram enviados das escolas diretamente para a Secretaria da Educação. Este ano os trabalhos foram selecionados na própria escola, passando pela Coordenadoria Regional de Educação e, posteriormente, remetido à Secretaria da Educação. Na SE são avaliados por uma Comissão Julgadora que avalia os melhores trabalhos. Tradicionalmente as edições são lançadas na Feira do Livro de Porto Alegre, com sessão de autógrafos dos autores mirins.
Topo
A Secretaria de Estado da Educação, através do Centro do Livro e Bibliotecas Escolares de seu Departamento Pedagógico, agradece a participação e o empenho dos alunos, professores e Coordenadorias Regionais de Educação que, ao longo destes dez anos, contribuíram na execução do Programa "Crianças do Rio Grande Escrevendo Histórias", proporcionando assim o estímulo à leitura e à produção textual.
Um agradecimento especial à Comissão Julgadora, que não mediu esforços para a leitura e a apreciação dos trabalhos, composta por: