Página Inicial
Bem-vindo
19 de abril de 2024
16h13min
Buscar por
Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Crianças do Rio Grande Escrevendo Histórias - Volume X

 

 

Produção:
Jeanice Dias Ramos
Maria Clara Milanez de Oliveira - Estagiária

Dados de Catalogação do Livro

Rio Grande do Sul. Secretaria da Educação. Departamento Pedagógico. Central de Apoio Tecnológico à Educação. Centro do Livro e Bibliotecas Escolares.

Crianças do Rio Grande Escrevendo Histórias v.X / Rio Grande do Sul. Secretaria da Educação. Departamento Pedagógico. Central de Apoio Tecnológico à Educação. Centro do Livro e Bibliotecas Escolares. - Porto Alegre: 2002.

v. 10

1. Literatura infanto-juvenil. 2. Literatura Infantil. I. Título

Topo

Apresentação

Este ano estamos de parabéns. O Programa Crianças do Rio Grande Escrevendo Histórias completa sua décima edição. Um trabalho que envolveu alunos da Rede Estadual de Ensino. Com mais de 5.000 produções textuais e gráficas inscritas e 215 histórias selecionadas e publicadas em 10 volumes.

Até o ano de 1999 participavam apenas alunos de 5ª a 8ª série, em 2000 foi ampliado para estudantes de 1ª a 8ª série e, em 2001 para portadores de necessidades educativas especiais. A edição comemorativa, além da seleção de 2002, traz uma retrospectica dos trabalhos individuais e coletivos produzidos por crianças e jovens desde 1993. Este ano houve a ampliação da participação de diversos segmentos, como alunos de Escolas Itinerantes, Escolas Abertas, FEBEM, Indígenas, Multisseriadas e Remanescentes de Quilombos.

Os trabalhos, apresentados em prosa e poesia, nos diferentes gêneros literários, acompanhados de ilustrações criadas pelos próprios autores, traduzem a percepção infantil acerca de assuntos cotidianos observados na comunidade escolar em que estão inseridos. O Programa busca desenvolver a expressão do aluno através da produção textual, consolidada pelo hábito de leitura desenvolvido nas escolas.

A retrospectiva é uma amostragem da evolução do pensamento e dos trabalhos inscritos. A temática pouco a pouco foi sendo alterada. O ano de 2000 foi o único com temática específica: a Constituinte Escolar, em função do processo deflagrado em 1999 que traçou os Princípios e Diretrizes para a Educação Pública Estadual. Fica, assim, o registro de um tempo significativo para todos que fizeram parte do referido Programa. Anteriormente os trabalhos eram enviados das escolas diretamente para a Secretaria da Educação. Este ano os trabalhos foram selecionados na própria escola, passando pela Coordenadoria Regional de Educação e, posteriormente, remetido à Secretaria da Educação. Na SE são avaliados por uma Comissão Julgadora que avalia os melhores trabalhos. Tradicionalmente as edições são lançadas na Feira do Livro de Porto Alegre, com sessão de autógrafos dos autores mirins.

Topo

Agradecimentos

A Secretaria de Estado da Educação, através do Centro do Livro e Bibliotecas Escolares de seu Departamento Pedagógico, agradece a participação e o empenho dos alunos, professores e Coordenadorias Regionais de Educação que, ao longo destes dez anos, contribuíram na execução do Programa "Crianças do Rio Grande Escrevendo Histórias", proporcionando assim o estímulo à leitura e à produção textual.

Um agradecimento especial à Comissão Julgadora, que não mediu esforços para a leitura e a apreciação dos trabalhos, composta por:

  • Lúcia Regina Brito Pereira
    Representante da Divisão de Ensino Fundamental - Departamento Pedagógico - SE.

  • Nóia Kern
    Representante da Câmara Rio-grandense do Livro e Professora de Literatura.

  • Suzana Marlete dos Reis
    Professora de Língua Portuguesa e Literatura. Mestre em Literatura Brasileira.

  • Mariza Lacerda Gomes
    Representante da Política de Educação Indígena - SE.

  • Gelson Piber
    Escritor e Professor.

  • Rita de Cácia da Rocha Machado
    Jornalista e Professora de Educação Artística e Artes Cênicas.

Topo

Obras 2002

Topo

Retrospectiva

Topo