Página Inicial > Crianças do Rio Grande Escrevendo Histórias Crianças do Rio Grande Escrevendo Histórias - Volume XII
|
Capa: Pericles Signor Aluno da 6ª Série - 12 anos E.E.E.F.Padre Manoel Gonzales Município: Sarandi - 39ª CRE |
Rio Grande do Sul. Secretaria da Educação. Departamento Pedagógico. Centro do Livro e Bibliotecas Escolares. Crianças do Rio Grande Escrevendo Histórias v.XII / Rio Grande do Sul. Secretaria da Educação. Departamento Pedagógico. Centro do Livro e Bibliotecas Escolares. - Porto Alegre: 2004. V. 12 1. Literatura infanto-juvenil. 2. Literatura Infantil. I. Título |
GOVERNADOR DO ESTADO
GERMANO ANTÔNIO RIGOTTO
SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO
JOSÉ ALBERTO REUS FORTUNATI
DIRETORA PEDAGÓGICA
MÁRCIA COIRO
CENTRO DO LIVRO E BIBLIOTECAS ESCOLARES
VERA LÚCIA DOMIT - COORDENADORA
COMISSÃO DE SELEÇÃO DOS TRABALHOS:
Vera Lúcia Domit - CLBE/DP
Romilda da Silva Amaral - CLBE/DP
José Luís Rodrigues Soares - CLBE/DP
Vera Regina Corrêa Teixeira - DEE/DP
Marina Diaz - DEI/DP
Hilda Liana Silva e Diehl - DIEF/DP
Élida Maria Bach Montani - DIEF/DP
CAPA:
PERICLES SIGNOR
ALUNO DA 6ª SÉRIE - 12 ANOS
E.E.E.F.PADRE MANOEL GONZALES
MUNICÍPIO: SARANDI - 39ª CRE
ORGANIZAÇÃO:
Equipe do CLBE/DP
DIGITAÇÃO:
José Luís Rodrigues Soares - CLBE/DP
REVISÃO:
Vera Lúcia Domit - CLBE/DP
COLABORAÇÃO:
Carlos Roberto Xavier Timm - INE/DEPLAN
Equipe do NAA/DEPLAN
Equipe da CATE/DP
Lucileda Pereira Medina - NAA/DP
A Secretaria da Educação torna presente ao povo gaúcho mais uma edição do Programa "Crianças do Rio Grande Escrevendo Histórias".
Esta 12ª edição contempla 54 trabalhos selecionados, elaborados por 58 alunos da Rede Pública Estadual, pertencentes às Escolas de 18 Coordenadorias Regionais de Educação, abrangendo a Educação Infantil, a Educação Especial e todas as séries do Ensino Fundamental.
É um Programa que, ao longo dos anos, tem mobilizado as comunidades escolares no fomento à leitura e à produção de textos, gerando, a cada ano, maior participação e empenho de professores e alunos, numa ação concreta que reflete a melhoria da qualidade do trabalho que vem sendo realizado nas Escolas da Rede Pública do Estado.
Neste sentido, no ano de 2004, foram implementadas algumas ações, buscando ressignificar as políticas de leitura, como a Capacitação para Atendentes de Bibliotecas, através de Multiplicadores por Coordenadorias Regionais de Educação, incluindo a Divisão Porto Alegre/DCR, com vistas à otimização dos recursos já existentes nas escolas, através de um atendimento efetivo à comunidade escolar e à valorização desse espaço, que se constitui numa das forças educativas mais poderosas de que dispõem os estudantes, professores e pesquisadores, cooperando, assim, com o currículo escolar no atendimento às necessidades informacionais, estimulando e orientando o usuário, dinamizando as atividades das Bibliotecas, disponibilizando materiais e serviços, integrando a Biblioteca no contexto escolar.
Outras políticas públicas, como a implantação da Escola de Tempo Integral, a Formação Continuada de Professores de 5ª Série, em todos os componentes curriculares, além do estabelecimento de novas diretrizes para a Educação de Jovens e Adultos, na qual, os Exames Supletivos - oportunidade única - vivenciam, a partir de agora, uma nova cultura, e a continuidade de Projetos como o Alfabetiza Rio Grande e a Escola Aberta para a Cidadania, são concretizações em prol da qualidade da Educação do nosso Estado.
José Alberto Fortunati
SECRETÁRIO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
O Programa Crianças do Rio Grande Escrevendo Histórias publica, neste ano de 2004, a sua 12ª edição.
É uma ação pedagógica continuada que, a cada ano, tem ampliado o número de participantes, envolvendo, com o passar do tempo, várias modalidades de ensino.
O Programa tem como objetivo maior estimular a capacidade criadora dos alunos do Ensino Fundamental, através da produção literária, em seus mais diversos estilos, e possibilitar a expressão da leitura de mundo das crianças da Educação Infantil e da Educação Especial.
Idéias originais, imaginárias ou da realidade onde vivem e convivem, desenhos contextualizados para a área da Educação Infantil e Especial são valorizados, através desta publicação anual, que mostra um pouco do cotidiano do trabalho realizado nas nossas Escolas, sob a orientação dos professores, evidenciando o alto grau de comprometimento com a qualidade da educação deste Estado.
Agradecemos à Comissão de Seleção e a todos que, através do empenho e dedicação, prestigiaram essa obra, resultado da participação efetiva das Escolas Públicas da Rede Estadual, que envolveu, além do alunado, professores e profissionais das mais variadas instâncias da área educacional.
PERICLES SIGNOR
ALUNO DA 6ª SÉRIE - 12 ANOS
E.E.E.F.PADRE MANOEL GONZALES
MUNICÍPIO: SARANDI - 39ª CRE