Página Inicial > Crianças do Rio Grande Escrevendo Histórias Crianças do Rio Grande Escrevendo Histórias - Volume IX
|
Capa: "O meio ambiente"
|
Rio Grande do Sul. Secretaria da Educação. Departamento Pedagógico. Centro do Livro e Bibliotecas Escolares. Crianças do Rio Grande Escrevendo Histórias v.IX / Rio Grande do Sul. Secretaria da Educação. Departamento Pedagógico. Centro do Livro e Bibliotecas Escolares. - Porto Alegre: 2001. v. 9 1. Literatura infanto-juvenil. 2. Literatura Infantil. I. Título |
A Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul apresenta à população gaúcha o volume IX do Programa "Crianças do Rio Grande Escrevendo Histórias".
Este volume resulta da produção de trabalhos de alunos de Escolas Estaduais de todas as Regiões do Estado e é parte do movimento de Resgate da Escola Pública, valorizando os diferentes segmentos da Comunidade Escolar.
Introduzimos com este volume a participação da Educação Especial, como forma de inclusão e universalização da abrangência deste Programa.
Vamos agora à leitura e aproveite!
O Programa Crianças do Rio Grande Escrevendo Histórias é a publicação anual de textos produzidos pelos alunos de 1ª a 8ª série do Ensino Fundamental da Rede Estadual de Ensino. No ano de 2001, ampliamos o Programa com a inclusão de portadores de necessidades especiais inseridos nas escolas da rede e em escolas especiais públicas. Este Programa visa estimular a auto-expressão do aluno, valorizando sua produção textual, formada através da leitura do mundo, que é consolidada pelo hábito da leitura desenvolvido na escola.
São preservados na íntegra a produção dos autores, conservando a originalidade, autenticidade e criatividade. Apresentam-se em prosa, poesia, e nos diferentes gêneros literários e, igualmente, ilustrações, todas criações dos autores.
Os textos selecionados nas Escolas, nas Coordenadorias Regionais de Educação e na Secretaria da Educação, através da Comissão Julgadora, que avalia os melhores trabalhos a serem publicados em livro. O livro aqui apresentado é o resultado da seleção de 1.029 trabalhos e lançado em tarde de autógrafos na Feira do Livro de Porto Alegre, evento anual que agrega o mercado livreiro regional, nacional e internacional.
O Programa justifica-se pela valorização da Produção Literária e Artística da criança, bem como propicia a integração da comunidade escolar do Estado.
A Secretaria da Educação, através do Centro do Livro e Bibliotecas Escolares, de seu Departamento Pedagógico agradece a todos alunos, professores, Coordenadorias envolvidos na criação de obras para esta publicação.
Salientamos o trabalho árduo da Comissão Julgadora, composta de: