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1 de setembro de 2024
05h27min
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Governo do Estado do Rio Grande do Sul

NTE

Núcleo de Tecnologia Educacional

Os Núcleos de Tecnologia Educacional à Educação tem desenvolvido ações para a formação continuada dos Professores do Estado utilizando a EAD.

Educação a distância é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, em que professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente.

É ensino-aprendizagem em que professores e alunos não estão normalmente juntos, fisicamente, mas podem estar conectados, interligados por tecnologias, principalmente as telemáticas, como a Internet. Mas também podem ser utilizados o correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-ROM, o telefone, o fax e tecnologias semelhantes.

Na expressão "ensino a distância" a ênfase é dada ao papel do professor (como alguém que ensina a distância). Preferimos a palavra "educação" que é mais abrangente.

Hoje temos a educação presencial, semipresencial (parte presencial/parte virtual ou a distância) e educação a distância (ou virtual). A presencial é a dos cursos regulares, em qualquer nível, em que professores e alunos se encontram sempre num local f&iuacute;sico, chamado sala de aula. É o ensino convencional. A semipresencial ocorre uma parte na sala de aula e outra parte, a distância, por meio de tecnologias. A educação a distância pode ter ou não momentos presenciais, mas dá-se fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, que podem estar juntos por meio de tecnologias de comunicação.

Outro conceito importante é o de educação contínua ou continuada, que se dá no processo de formação constante, de aprender sempre, de aprender em serviço, com teoria e prática, e se reflete sobre a própria experiência, ampliando-a com novas informações e relações.

Neste sentido o Estado do Rio Grande do Sul adota como diretrizes para Educação a Distância: o estabelecimento de normas e parâmetros para o programa estadual de educação de qualidade; capacitação e formação continuada de professores e técnicos para o desenvolvimento deste programa; uso integrado de diferentes formas e protocolos de comunicação; inclusão e atualização permanente dos recursos tecnológicos de comunicação e informação; formação de parcerias e convênios nacionais e internacionais utilizando as estruturas existentes e estimulando novas alternativas para a qualificação de recursos humanos no Estado.