O Programa TV Escola é uma das ações prioritárias da Secretaria de Educação à Distância (SEED) do MEC. Lançado experimentalmente no Piauí, em setembro de 1995, indo ao ar para todo o país, em caráter definitivo, em março de 1996.
A origem do Programa remonta e integra um conjunto de ações destinadas a democratizar o ensino básico e elevar a qualidade da educação brasileira. A TV Escola tende, também aos objetivos gerais de desenvolvimento da educação básica estabelecidos pelo Plano Decenal.
Um dos princípios de trabalho da SEED/MEC é o respeito à autonomia dos sistemas estaduais e municipais de educação. Assim sendo, o Programa TV Escola é transmitido para todo país, mas a forma de utilização depende do Projeto Pedagógico dos sistemas e, mais especificamente, de cada escola.
O Salto para o Futuro é um Programa da TV Escola. Em 1991, iniciou em fase experimental como "Jornal da Educação - Edição do Professor", concebido e produzido pela Fundação Roquette Pinto, hoje Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto - ACERP.
O objetivo do Programa é, por meio da educação a distância e da formação continuada, possibilitar que professores de todo País revejam e construam suas práticas pedagógicas.
A ACERP envia para a SE os Boletins da Séries desenvolvidas no Salto para o Futuro, e a SE os encaminha às CREs, que repassam às escolas com Telessala. Caso as CREs tenham interesse em abrir uma Telessala enviamos o Manual Televisão Vídeo na Educação - Telessala: Montagem e Utilização. Uma Telessala necessita dispor de espaço que se destine à assistência e gravação dos programas televisivos, ao estudo, à análise e reflexão enriquecidos e aprofundados por materiais de apoio e bibliografia relacionados aos programas de interesse do professores e alunos. Nesse espaço deve constar televisor, videocassete, receptor de satélite e antena parabólica.
A SE providencia através do DRH/SE, os certificados dos professores cursistas com 75% de aproveitamento nos cursos do Salto para o Futuro.
Os professores multiplicadores dos NTEs, são orientados pela SE, para dar assessoramento às Telessalas que trabalham com o Programa Salto para o Futuro.