O Projeto Estadual de Informática na Educação vincula-se ao ProInfo/SEED/MEC e destina-se a Rede Pública (Estadual e Municipal) do Rio Grande do Sul. Elaborado em 1997 por uma Comissão Estadual composta por representantes da Secretaria da Educação (SE), Secretaria da Ciência e Tecnologia (SCT), PROCERGS, UNDIME, UFRGS, PUCRS.
O coordenador estadual, representante legítimo do ProInfo no Estado tem, atribuições:
O professor-multiplicador, outro agente da mudança educacional, é um especialista que sensibiliza e motiva os professores das escolas para a necessidade da integração das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem, capacitando-os na utilização das ferramentas da Telemática. Além dessas atividades esses profissionais apoiam o processo de planejamento da escola, assessoram pedagogicamente os professores e acompanham, orientam e avaliam as ações dos professores, diretores, técnicos de suporte e alunos técnicos.
A função do técnico de suporte possibilita um grande auxílio aos NTEs e às escolas na resolução de problemas técnicos-pedagógicos.
Em 1997, as escolas públicas foram convidadas a ingressar nesse Projeto, tendo recebido subsídios para elaboração de seus próprios projetos para utilização da informática na educação. Esses projetos deveriam manifestar, primordialmente, o trabalho interdisciplinar de professores e alunos, e foram entregues na SE em 31 de outubro de 1997.
Os projetos das escolas foram analisados por uma Comissão Técnica de Avaliação e Seleção, instituída em 29/10/97 pela SE, composta pelas seguintes instituições: SCT, PROCERGS, UFRGS, PUCRS, CONSEME/UNDIME, ACPM, DEMEC/RS e SE.
A SE recebeu a adesão 638 escolas públicas que apresentaram seus projetos, dos quais foram selecionados 378, passíveis de ingressar no Projeto Estadual.
Hoje o Projeto Estadual de Informática abrange todas escolas da rede Estadual que possuem laboratório de informática e que, junto ao NTE, elaboram seu projeto pedagógico de informática educativa e seus professores e equipe diretiva participem dos cursos oferecidos.
A execução do Projeto é de responsabilidade da SE através CATE/DP/SE, do qual emanarão as diretrizes operacionais nos níveis técnico e pedagógico.
Tal estrutura compreende a existência de Núcleos de Tecnologia Educacional - NTEs. Em 1998 foram implantados 11 NTEs, 1 na capital e 10 no interior abrangendo todas as CREs. (ver quadro)
NTE | Município sede | CRE | Abrangência das CREs |
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Porto Alegre I | Porto Alegre | 01ª | 1ª, 6ª, 12ª, 27ª. |
Vale do Sinos | Novo Hamburgo | 02ª | 2ª |
Região da Serra | Caxias do Sul | 04ª | 3ª,4ª, 6ª, 16ª, 23ª, 25ª. |
Região Sul | Pelotas | 05ª | 5ª, 18ª. |
Região da Produção II | Passo Fundo | 07ª | 7ª, 15ª, 20ª. |
Região Central | Santa Maria | 08ª | 6ª, 8ª, 9ª, 24ª |
Região do Litoral | Osório | 11ª | 11ª |
Missões | Santo Ângelo | 14ª | 10ª, 14ª, 17ª, 21ª, 32ª, 35ª, 36ª |
Fronteira Oeste | Santana do Livramento | 19ª | 10ª, 13ª, 19ª |
Região Metropolitana | Gravataí | 28ª | 28ª |
Região da Produção I | Carazinho | 39ª | 9ª, 20ª, 25ª, 39ª |
Para qualificar o atendimento aos professores e escolas fomentamos a implantação, a partir de 2003, de um NTE em cada CRE com objetivo de agilizar o processo da Informática Educativa. Os novos NTEs têm em comum 15 estações de trabalho (computadores), 1 servidor com acesso a Internet.
Novos NTEs | ||
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3ª - Estrela | 6ª - Santa Cruz | 9ª - Cruz Alta |
10ª - Uruguaiana | 12ª - Guaíba | 13ª - Bagé |
15ª - Erechim | 16ª - Bento Gonçalves | 17ª - Santa Rosa |
18ª - Rio Grande | 20ª - Palmeira das Missões | 21ª - Três Passos |
23ª - Vacaria | 24ª - Cachoeira do Sul | 25ª - Soledade |
27ª - Canoas | 32ª - São Luiz Gonzaga | 35ª - São Borja |
36ª - Ijuí |