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1 de setembro de 2024
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Governo do Estado do Rio Grande do Sul

NTE

Núcleo de Tecnologia Educacional

O Projeto Estadual de Informática na Educação vincula-se ao ProInfo/SEED/MEC e destina-se a Rede Pública (Estadual e Municipal) do Rio Grande do Sul. Elaborado em 1997 por uma Comissão Estadual composta por representantes da Secretaria da Educação (SE), Secretaria da Ciência e Tecnologia (SCT), PROCERGS, UNDIME, UFRGS, PUCRS.

O coordenador estadual, representante legítimo do ProInfo no Estado tem, atribuições:

  • Planejar as ações estaduais de desenvolvimento da telemática na educação;
  • Indicar professores para participarem de cursos de formação de multiplicadores (especialização lato sensu);
  • Acompanhamento das ações desenvolvidas nos NTEs;
  • Manter contato com as Universidades para articular parcerias nas capacitações;
  • Coordenar trabalho integrado com outros programas de uso da tecnologia aplicada à educação;
  • Dar visibilidade às ações do ProInfo.

O professor-multiplicador, outro agente da mudança educacional, é um especialista que sensibiliza e motiva os professores das escolas para a necessidade da integração das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem, capacitando-os na utilização das ferramentas da Telemática. Além dessas atividades esses profissionais apoiam o processo de planejamento da escola, assessoram pedagogicamente os professores e acompanham, orientam e avaliam as ações dos professores, diretores, técnicos de suporte e alunos técnicos.

A função do técnico de suporte possibilita um grande auxílio aos NTEs e às escolas na resolução de problemas técnicos-pedagógicos.

Abrangência do Projeto na Rede Pública

Em 1997, as escolas públicas foram convidadas a ingressar nesse Projeto, tendo recebido subsídios para elaboração de seus próprios projetos para utilização da informática na educação. Esses projetos deveriam manifestar, primordialmente, o trabalho interdisciplinar de professores e alunos, e foram entregues na SE em 31 de outubro de 1997.

Os projetos das escolas foram analisados por uma Comissão Técnica de Avaliação e Seleção, instituída em 29/10/97 pela SE, composta pelas seguintes instituições: SCT, PROCERGS, UFRGS, PUCRS, CONSEME/UNDIME, ACPM, DEMEC/RS e SE.

A SE recebeu a adesão 638 escolas públicas que apresentaram seus projetos, dos quais foram selecionados 378, passíveis de ingressar no Projeto Estadual.

Hoje o Projeto Estadual de Informática abrange todas escolas da rede Estadual que possuem laboratório de informática e que, junto ao NTE, elaboram seu projeto pedagógico de informática educativa e seus professores e equipe diretiva participem dos cursos oferecidos.

Objetivos do Projeto Estadual de Informática na Educação

  • educar para a cidadania global numa sociedade tecnologicamente desenvolvida e interdependente;

  • criar novas formas de construção do conhecimento nos ambientes escolares, através do uso adequado das novas tecnologias da informação e da comunicação;

  • disseminar as tecnologias de informática nas escolas públicas de maneira a possibilitar um alto padrão de qualidade na educação e a modernizar a gestão escolar.

Estrutura do Projeto Estadual de Informática na Educação

A execução do Projeto é de responsabilidade da SE através CATE/DP/SE, do qual emanarão as diretrizes operacionais nos níveis técnico e pedagógico.

Tal estrutura compreende a existência de Núcleos de Tecnologia Educacional - NTEs. Em 1998 foram implantados 11 NTEs, 1 na capital e 10 no interior abrangendo todas as CREs. (ver quadro)

NTE Município sede CRE Abrangência das CREs
Porto Alegre I Porto Alegre 01ª 1ª, 6ª, 12ª, 27ª.
Vale do Sinos Novo Hamburgo 02ª
Região da Serra Caxias do Sul 04ª 3ª,4ª, 6ª, 16ª, 23ª, 25ª.
Região Sul Pelotas 05ª 5ª, 18ª.
Região da Produção II Passo Fundo 07ª 7ª, 15ª, 20ª.
Região Central Santa Maria 08ª 6ª, 8ª, 9ª, 24ª
Região do Litoral Osório 11ª 11ª
Missões Santo Ângelo 14ª 10ª, 14ª, 17ª, 21ª, 32ª, 35ª, 36ª
Fronteira Oeste Santana do Livramento 19ª 10ª, 13ª, 19ª
Região Metropolitana Gravataí 28ª 28ª
Região da Produção I Carazinho 39ª 9ª, 20ª, 25ª, 39ª

Para qualificar o atendimento aos professores e escolas fomentamos a implantação, a partir de 2003, de um NTE em cada CRE com objetivo de agilizar o processo da Informática Educativa. Os novos NTEs têm em comum 15 estações de trabalho (computadores), 1 servidor com acesso a Internet.

Novos NTEs
3ª - Estrela 6ª - Santa Cruz 9ª - Cruz Alta
10ª - Uruguaiana 12ª - Guaíba 13ª - Bagé
15ª - Erechim 16ª - Bento Gonçalves 17ª - Santa Rosa
18ª - Rio Grande 20ª - Palmeira das Missões 21ª - Três Passos
23ª - Vacaria 24ª - Cachoeira do Sul 25ª - Soledade
27ª - Canoas 32ª - São Luiz Gonzaga 35ª - São Borja
36ª - Ijuí